O Livro dos Cinco Anéis (Gorin No Sho) – Livros

Publicado: 12/06/2009 em Livros
Tags:, , ,

estatua-miyamoto-musashi_g

O Livro dos Cinco Anéis (Gorin No Sho) é o mais importante tratado estratégico militar do Japão. Escrito por Miyamoto Musashi em 1645, seguindo uma linha semelhante a Arte da Guerra, do estrategista chinês Sun Tzu.

Seu autor é considerado o maior samurai de todos os tempos. Lutou mais de 60 duelos, impondo-se como um guerreiro imbatível. Nunca foi derrotado.

Pouco tempo antes de sua morte, aos sessenta anos, Musashi subiu as montanhas de Iwato de Higo, em Kyushi, Japão, para meditar sobre seus feitos e deixar registrado seus ensinamentos para as futuras gerações.

“Durante muitos anos tenho treinado o Caminho da Estratégia chamado Ni Ten Ichi Ryu e agora, pela primeira vez, o apresentarei por escrito. Estamos nos primeiros dez dias do décimo mês no vigésimo ano de Kanei. Subi a montanha Iwato de Higo em Kyushi para homenagear os deuses, orar para Kwannon e ajoelhar-me perante Buda. Sou um guerreiro da Província de Harima, Shinmen Musashi No Kami Fujiwara No Geshin e tenho sessenta anos.”

Five_Rings_

Cinco Anéis

O Caminho é apresentado através de cinco Livros sobre diferentes aspectos, cada qual com seu respectivo elemento. O primeiro chama-se Livro da Terra, trata-se sobre o Caminho da Estratégia pelo ponto de vista do estilo Niten Ichi Ryu. Neste, Musashi diz que considerava difícil enxergar o Verdadeiro Caminho através apenas do treino com a espada, advertindo que devemos observar e conhecer as menores e as maiores coisas; as mais superficiais e as mais sutis e profundas.

“Como se parece uma estrada riscada no chão, o primeiro livro se chama Livro da Terra.”

No segundo capítulo, o livro da Água, o autor nos diz que jamais entenderemos os princípios descritos lendo, memorizando ou imitando. A interpretação leviana nos desvia do caminho, portanto, se ao invés disso pudermos realmente sentir, deixar que tomem conta de nosso corpo, estaremos longe de erros.

musashi

Auto-retrato de Musashi Sensei mostrando postura com duas espadas

“Com o espírito aberto e livre, encare as coisas de um ponto de vista alto. É imprescindível cultivar a sabedoria e o espírito. Refine sua sabedoria: adquira mais conhecimentos sobre a justiça pública, aprenda a distinguir entre o bem e o mal, estude os Caminhos das diferentes artes, uma a uma.
Quando não mais puder ser iludido pelos homens, você terá atingido a sabedoria da estratégia.”

O terceiro capítulo é o do Fogo. O assunto é a luta, a estratégia em si, e fica bem claro que o estilo Niten Ichi era baseado na eterna prática e disputa, onde ele nos alerta que muitos usando apenas espadas de bambu, treinavam questões insignificantes da destreza.

“Este livro é sobre a luta. O espírito do fogo é feroz, seja ele pequeno ou grande; o mesmo acontece nas batalhas. O caminho das batalhas é o mesmo, tanto em lutas de dois homens como em lutas com dez mil de cada lado. A essência deste Livro é a de que o guerreiro tem que treinar dia e noite a fim de tomar decisões rápidas. Na estratégia, é importante tratar o treinamento como parte da vida normal, sem qualquer mudança de espírito.”

O quarto livro é chamado de livro do Vento. Neste livro analisa outros estilos contemporâneos, comparando-os a seu estilo.

“Por vento refiro-me a tradições antigas, tradições atuais e tradições familiares de estratégia. É difícil que uma pessoa se conheça, se não conhecer os outros.”

Por último, há o livro do Vazio, que segundo o autor é um termo que ele usa para designar aquilo que não tem começo nem fim. Ao entender esse princípio, significa que não estamos atendendo o princípio, e assim como foi dito no capítulo do Fogo, os princípios devem ser entendidos internamente, com o coração, e não seguidos à risca, sendo assim, a partir do momento que não entendermos o princípio, mas sim sentirmos e vivenciarmos, percebendo que todas as coisas estão interligadas e que o Caminho é um só, lá estará o Vazio, “quando a atitude se tornar não-atitude e a espada se tornar não-espada”, como encontramos no livro da Água, ou seja, quando agirmos livre de ânsia de resultado e com propósito desembaraçado. (“Pois vontade pura, desembaraçada de propósito, livre de ânsia de resultado, é toda via perfeita”).

Monumento ao duelo dos dois grandes samurais na ilha de Funajima

Monumento ao duelo dos dois grandes samurais na ilha de Funajima

“Por Vazio entendo o que não tem princípio e não tem fim. Atingir este princípio significa não atingir este princípio.O Caminho da Estratégia é o Caminho da Natureza. Quando se consegue aprender a força da natureza, conhecer o ritmo de qualquer situação, consegue-se atacar o inimigo naturalmente e golpear naturalmente.”

“Este é o Caminho para os que desejam aprender Estratégia:

  • Não pense com desonestidade
  • O Caminho está no treinamento
  • Faça contato com todas as Artes
  • Conheça o Caminho de todas as profissões
  • Aprenda a distinguir ganhos de perdas
  • Desenvolva o julgamento intuitivo e a compreensão do todo.
  • Perceba as coisas que não podem ser vistas
  • Preste atenção até ao que não tem importância
  • Não faça nada que de nada sirva”
Algumas edições de "O Livro dos Cinco Anéis"

Algumas edições de "O Livro dos Cinco Anéis"

About these ads
comentários
  1. Marcelo disse:

    Valeu pela dica.. Vou ler esse livro… e acho q a parte onde foi dito “…Quando não mais puder ser iludido pelos homens, você terá atingido a sabedoria da estratégia.” deveria ser usado por todo nós hoje em dia, principalmente contra os políticos, sendo assim o povo aprenderia a efetuar uma estratégia ao longo de uma vida… Uma decisão errada e as conseqüência certamente virão, Motivo pelo qual esse grande samurai conhecedor do “caminho do guerreiro” tenta ensinar as técnicas, e principalmente a “”PENSAR”, pos de nada adianta técnicas e conhecimentos, se não souber pensar e agir… Por enquanto é isso e um Grande Abraço a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s