Yip Man – Biografia

Publicado: 13/05/2009 em Biografia
Tags:, , , , ,

yip man

Assisti esses dias ao filme Ip Man, com Donnie Yen, e fiquei fascinado com a história daquele homem. Que é muito conhecido por ter sido o mestre de Bruce Lee. Mas há muito mais em sua história do que isso, chegando até a se confundir com a própria história do Wing Chun (Ving Tsu ou Wing Tsu).

Yip Man nasceu em uma família rica e influente que eram os donos de uma fazenda e de muitas casas ao longo de todo o comprimento de uma avenida na cidade de Futshan, na província Guangdong. Segundo seu filho mais velho, Chun Yip, o seu pai nasceu no ano 1893. No entanto, existe um segundo conjunto de datas de quem as fontes são vários estudantes de Yip Man. Ele teria nascido em 1898 ou 1895. Seja qual for o data exata do nascimento, com cerca de onze anos de idade, ele começou a ter um interesse em Wing Chun Kuen após assistir a aulas de arte marcial conduzidas pelo Mestre Chan Wah Shun.

Por ser de uma família rica era esperado que ele tendesse o seus interesses a estudos na literatura, poesia, arte e filosofia confucionista. No entanto, muitas vezes Yip Man escapava para assistir Chan Wah Shun dar aula. Um dia, finalmente, ele foi direto até p mestre e lhe pediu para que o autorizasse a participar de sua classe de Wing Chun. Meio desconfiado que poderia ser uma brincadeira, Chan Wah lhe disse que para ser admitido teria que pagar uma taxa de 3 taels de prata. Para sua surpresa logo Yip retornaria com os 3 taels, lhe dizendo que já sabia dessa taxa, e por isso ele vinha guardando dinheiro a algum tempo. O mestre não acreditou no garoto e pediu que ele trouxesse sua mãe para provar que o dinheiro era realmente dele, e que ele não havia roubado. Yip Man não teve outra alternativa e a levou ao encontro do mestre, que disse a mãe do menino que acreditava que ele tinha um grande talento para o Wing Chun Kuen. A partir de então Yip Man tornou-se o último e mais jovem discípulo de Chan Wah Shun.

Segundo a revista New Martial Hero, Yip Man disse que o seu mestre, nessa altura já tinha 70 anos e que, embora um pouco fraco, ele ainda iria corrigir seus erros com grande paciência. Além disso, Chan Wah Shun disse a seus outros alunos para instruir Yip Man. Dessa forma suas técnicas melhoraram rapidamente. Yip Man viria a treinar por três anos antes de seu mestre falecer. No entanto, antes de Chan Wah Shun morrer, ele lembrou a seu discípulo mais velho Ng Chung, para cuidar bem de Yip Man, o seu irmão caçula no Kung Fu. Yip Man continuou seus estudos sob a tutela de Ng Chung  até que um incidente, no qual Yip Man tinha apenas 16 anos, matou alguém em uma luta. Como seus pais eram muito ricos e tinham boas ligações, eles foram capazes de enviar seu filho quase imediatamente para o Japão, a fim de evitar maiores complicações com as autoridades.

Yip Man e Bruce Lee

Yip Man e Bruce Lee

Mais tarde ele viajou para Hong Kong para prosseguir estudos  no St. Stephen’s College. Este era um segmento do ensino secundário para as crianças de famílias abastadas e de estrangeiros que viviam em Hong Kong. Rapidamente estria elvolido novamente em brigas. Após seis meses, em Hong Kong, um dos seus colegas pelo nome de Lai cujo pai era proprietário de uma grande fábrica de seda Jervois Street em Sheung Wan, contou a Yip Man sobre um senhor mais velho, que estava morando em sua casa e que sabia artes marciais. Yip Man nunca havia perdido uma luta até aquele momento e estava muito confiante e orgulhoso de seu Wing Chun e aceitou com prazer o convite de ir vê-lo. Este cavalheiro, Leung Bik, pediu para ele demonstrasse o que sabia, o que Yip Man fez com  prazer, em seguida Leung Bik apontou uma série de deficiências na habilidade do rapaz. Yip Man ficou furioso e já estava pensando em dar ao velho uma lição, Yip Man imediatamente jogou um soco que foi desviado, com raiva mais dois golpe foram dados, e Yip Man estava deitado no chão se perguntando o que acabara de acontecer. Com raiva ele foi embora, somente no dia seguinte, mais calmo, ele retornaria pois havia percebido que tinha muito a aprender com este homem. Ele voltou para Leung Bik, pediu desculpa e pediu-lhe para que fosse seu aluno. Leung o ensinou por quantro anos, até sua morte.

yipman

Por volta da idade de vinte e quatro anos Yip Man voltava a Futshan. Sendo de uma família rica, ele não precisa trabalhar e foi capaz de se dedicar o próximo ano para refinar sua suas técnicas no Wing Chun. Yip Man se casou com Cheung Wing Sing e teve quatro filhos. Dois filhos (Yip Chun e Yip Ching) e duas filhas (Yip Ar Sum and Yip Ar Woon).

Desafios de Kung Fu entre diferentes escolas eram uma realidade quotidiana da cultura e das artes marciais chinesas, Yip Man rapidamente adquiriu uma reputação que fez dele o alvo de muitos desses desafios. Ele foi, no entanto, capaz de vencer todos os seus concorrentes.

Suas competências tinham melhorado tremendamente e ele encontrou-se mais avançado em suas habilidades do que seus antigos colegas estudantes de Chan Wah Shun. Isto provocou queixas de seu irmão mais velho no Kung Fu, que acreditavam que havia um tipo diferente de arte marcial e passou a tratar-lo como um traidor ao Wing Chun Kuen. Isto resultou em muitas discussões entre Yip Man e seu irmão. Felizmente, Ng Chung  entendeu e explicou a situação para os outros estudantes. Ele revelou que o seu comandante, Chan Wah Shun, embora altamente especializados na arte, não tinha sido um sábio, pois ele não estava na posição de explicar de uma forma correta, as teorias de Wing Chun Kuen para seus alunos. Considerando que Leung Bik foi um erudito, além de ser um artista marcial altamente qualificado. Assim ele poderia dar explicações explícita dos princípios do Wing Chun Kuen para Yip Man.

bruce-lee-yip-man-3

Yip Man era conhecido por ser uma pessoa modesta e despretensiosa, com uma forma amigável e bem-humorada de levar as coisas. Ele ganhou uma reputação de ser um homem honesto e honrado. Como resultado de sua reputação não apenas para artes marciais, mas também para a sua honra e honestidade, foi lhe oferecido o cargo de chefe da polícia de Futshan. Ele realizou este trabalho, ainda usando muito do seu tempo livre para praticar e ensinar Wing Chun Kuen, em sua casa.

O povo de Futshan passou a ter muito aimiração e respeito pelas habilidades de Kung Fu de Yip Man, mas ele nunca teve o menor pensamento de ensinar para ninguém, mantendo sempre o mandamento de Wing Chun Kuen. Ele costumava dizerr que Wing Chun Kuen era uma forma mortal de arte marcial. Quanto mais ele sabia da profundidade do Wing Chun Kuen, mais ele o admirava como uma arte de auto defesa. Foi por isso que ele nunca imaginou que um dia  iria se tornar um instrutor desta arte.

Em 1937 após a invasão da China pelo Exército Imperial Japonês, sua fama logo chegou aos ouvidos dos soldados japoneses e a ele foi oferecido vários convites para treinar as tropas japonesas. Mas, devido aos seus sentimentos nacionalistas e um ódio contra os invasores, ele recusou-se a ser usado pelo governo japonês. Devido a isto, a suas riquezas de família foram confiscadas.  Felizmente um dos seus bons amigos deram-lhe um apoio financeiro ao longo do tempo. A fim de retribuir a bondade de seu amigo, Yip Man aceita seu filho como um estudante. De 1941 a 1943 ele ensinou Wing Chun Kuen na fiação de algodão em Luen Cheung Wing. Durante este período, sua esposa adoeceu e logo faleceu, ele ficou sozinho para cuidar de seus dois filhos e duas filhas. Yip Man continuou, desta forma, até 1949.

yipman17

Quando os comunistas tomaram a China, começaram a perseguir os ricos e influentes e qualquer pessoa ligada ao Kuomintang, o partido político do Dr. Sun Yat-sen, o primeiro presidente da República Popular da China. Yip Man se sentiu obrigado a fugir da China, abandonou sua fortuna e procurou refúgio e regressou à Hong Kong (ocupada pela Grã-Bretanha), após uma curta estadia em Macau com alguns amigos, que era proprietário de uma loja de pássaros, chegando a Hong Kong por si só e desamparado, enfrenta certas pobreza. O que tornava muito difícil para Yip Man a encontrar um emprego adequado, era seu temperamento incomum e orgulho, juntamente com o fato de que ele era de uma família abastada. Por isso ele teve de se contentar com a vida na pobreza relativa. No entanto, Yip Man rapidamente passou a usar sua pericia em artes marciais para ganhar a vida. Ele decidiu romper com a tradição de Wing Chun Kuen e começou a ensinar.

De acordo com Lok Yiu, o segundo mais antigo aluno de Yip Man em Hong Kong, isto aconteceu da seguinte forma:

Entre os membros do pessoal da União, havia Leung Sheung, Lok Yiu Lau Ming e que todos eram amantes das artes marciais chinesas. O secretário, Tsui Fung, trabalhou com o jornal “Sing Pao Daily News’, e não tiveram tempo suficiente para gerir os negócios da associação. Então Lee Man foi utilizado como um auxiliar na assistência suplementar com o diário dos assuntos da Associação. Lee Man por vezes fez o movimento ‘Huen-São’. Leung Sheung reconheceu como um movimento básico do Wing Chun Kung Fu, pois ele havia aprendido algum outro estilo Wing Chun e, portanto, sabia alguma coisa sobre esse sistema. Ele perguntou se também Lee Man tinha aprendido antes. em seguida Lee Man contou histórias relacionadas aos atos de Yip Man e todos os presentes ficaram muito interessados. Lee Man então levou Yip Man à Associação após o trabalho do dia. Leung Sheung estava ensinando artes marciais para um grupo de pessoas. Leung Sheung era um especialista no estilo Dragão e Choy Lee Fut. Yip Man ficou observando calmamente, mas quando foi perguntado a sua opinião, ele começou a rir das habilidades marciais de Leung Sheung e disse a ele o que era mais ou menos útil. Leung Sheung não estava convencido só de ouvir, depois de uma demonstração todos ficaram maravilhados. Depois de muita persuasão, Yip Man finalmente aceitou o cargo de instrutor de Kung Fu da Associação dos Trabalhadores em Restaurantes.

A principio, os membros da Associação não prestaram muita atenção aos ensinamentos de Yip Man, nem eles tinham muito respeito por aquilo que ele estava ensinando, o Wing Chun não foi não muito atraente à primeira vista.

yipman20

Após dois anos de serviço como o instrutor para o Associação dos Trabalhadores em Restaurantes de Hong Kong, onde teve apenas alguns alunos, ele abriu seu próprio salão de formação no distrito de Yaumatei em Kowloon. Muitos dos seus primeiros alunos, que o seguiram ao longo dos últimos dois anos também veio para a nova localização. Foi então que este novo estilo Kung Fu começou a chamar a atenção de toda a Hong Kong. Mais tarde, quando mais e mais alunos vieram para as aulas, ele teve que mover o seu ginásio para um lugar maior. Sua fama, que corria rápido, e o valor prático de Wing Chun Kuen foram especialmente admirado por membros das forças policiais, que mais e mais freqüentavam suas aulas.

Ensinou Wing Chun Kuen, em Hong Kong de maio 1950 até sua aposentadoria 20 anos depois, atraiu muitos estudantes. Houve muitas lutas entre os alunos do Wing Chun Kung Fu com outros de outros estilos, afim de testar suas habilidades em combates. Estas aconteciam a mãos nuas, sem regras, e foram realizadas principalmente em becos de Hong Kong ou em telhados de prédios. Em algumas ocasiões, convidavam jornalistas para documentar as lutas. Foi principalmente através dessas documentações que a fama do Wing Chun Kuen começou a espalhar-se como um prático, eficiente estilo de arte marcial.

YipManMookYanJong

Yip Man e o Mook Yan Jong

Em 1970 Yip Man se aposentou oficialmente do ensino no ginásio e desfrutou de uma vida sem pressa ou preocupações, tomando chá à tarde e jantando fora à noite com os amigos e alunos. Embora ele ainda desse aulas particulares em sua casa. Em 1972, porém, um check-up médico revelou que ele sofria de cancer da garganta.  Esse foi também o período em que decidiu – apenas 2 semanas ou 10 dias (dependendo da fonte um que queira acreditar) antes de sua morte – deixar registros das técnicas do ‘Wooden Dummy ‘, feitos em um filme de 8 mm, de modo a deixar as técnicas com o manequim (Mook Yan Jong) da maneira correta para a posteridade. Ao ver a versão sem cortes deste filme, um pode ver claramente que Yip Man já estava bastante debilitado e usava as suas ultimas forças na demonstração das técnicas. Durante este tempo, ele ainda mantinha os hábitos de ir à casa de chá ou jantar fora à noite com seus discípulos.

n574845354_1512285_5811

Túmulo de Yip Man

No entanto, quando seu estado se agravou, ele foi de uma vez admitido no hospital e, finalmente, sucumbiu a esta doença fatal. Em 2 de dezembro de 1972 morre uma lenda.

Assistam aqui, uma parte do video gravado em que ele demonstra o Wing Chun e as tecnicas do Mook Yan Jong. E apreciem tambem a bela música Silent Moon por Jia Peng Fang.

About these ads
comentários
  1. Gregory disse:

    Eu como um praticante de armarcias admiro esse cara pela sua grande
    atuação não é atoa que bruce lee se tornou um grande mestre das artemarciais treinando junto com esse lendario e legitimo mestre de todos os tempo?

  2. LEANO disse:

    muito instrutivo essa biografía de Yp ma, realmente gostei.

  3. CARLOS MARTINS disse:

    PARABÉNS PELO TRABALHO APRESENTADO.
    Si jo YIP MAN REALMENTE FOI UM GRANDE MESTRE DE WING CHUN.

  4. lucasmlc disse:

    Realmente ele foi brilhante, e podemos aprender bastante com sua historia. Contiunuem acessando o blog!!

    • maria querubina disse:

      com certeza ele foi omaior mestre,depois dele nao houve outro nem nunca havera alguem que o supere,ele nao era somente um bom e conhecedor da arte mais ele era uma pessoa humilde,boa honesta e que nao o ensinou pra ganhar fama e dinheiro mais sim por necessidade e eu particulamente acho que ele nao ensinou todos os seus segredos para todos,nenhum mestre faz isso ensina tudo para todos mais somente para alguns que eles veem que tem bons sentimentos e quer aprender a arte porque ama.Maravilhoso Mestre pena que nao esta vivo pra me ensinar.

      • jair disse:

        Na verdade precisavamos de homens como o IP MAN no nosso planeta, porque o mundo vai de mal a pior as pessoas estao inpinotizadas pelo sistema e vao si torna em androides em um futuro proximo. Espero ardentemente ja ter tomado posse real de minha alma ate la, e que todos continue buscando porque as coisas vao piorar .

  5. fred disse:

    fico mto feliz em ver as historias de grandes mestres como a do sifu Ip que sem duvida deixou uma grande linha do wuing chun kuen pra que possamos aprender não deixou ser perder tanto apesar do wung chun ter tomado varias formas mas Ip man consequiu manter a pureza desse lindo estilo um abraço a todos praticantes das artes marcias e ao autor dessa biografia.

  6. Elisangela Lima disse:

    Comecei a admira-lo a partir do momento que eu comecei a namorar com o Professor de Wing Chun, foi quando comecei a assistir filmes e ver como e maravilhosa essa arte a qual o mestre yip man praticava, assisti seu filme e fiquei exteramamente apaixonada por ele e por todos que seguiam o estilo Wing Chun, hoje consigo ve-lo como um homem que consegui vencer suas barreiras e conquistou o que queria. Meu namorado e um seguidor assiduo de yip man, nos temos uma pequena academia voltada ao ensinar o Wing Chun, é e claro uma foto bem grande do mestre YIP MAN na nossa parede especial, então agradeço por ter feito essa biografia expelendorosa ao nosso mestre, desejo estar me correspondendo com Você. Um abraço a todos, se alguem quiser nos conhecer só nos procurar pelo Email:elispedagoga1@hotmail.com, precisamos conhecer pessoas que realmente praticam e seguim o estilo yip man, moramos em Manaus, e não somos indios, discriminação.

  7. eduardo alves disse:

    PARABENS PELA MATÉRIA….ESTAVA MAIS DO QUE NA HORA DE DAREM O VALOR MERECIDO AO ESTILO E A “YP MAN”

  8. Theo disse:

    Yip Man, é como o ovo do dragão! Só surge um destes a cada milhares de anos!!! Seu legado é inegável. E com relação a sua ligação direta com o surgimento da árvore do Wing Chun, ou dá própria autenticidade deste. Mesmo que não houvesse história ou árvore nenhuma, o Wing Chun é um fato, não um mito. E ele por si só se explica!!! Salve o guerreiro Yip Man!!!

  9. José Domingos disse:

    Na verdade eu digo que estou sem comentários… Yip Man foi uma lenda e gostei logo dele quando vi o filme. E graças o filme conheci a sua biografia simplesmente gostei porque é uma história triste do povo Chinês e Yip Man na altura deu o seu contributo como cidadão Chinês e não só ele como também Huo Yuanjia e muitos outros.

  10. Edinaldo Mendes disse:

    poxa otima Biografia, parabens…. pena que o filme nem e divulgado e e um baita filme… mostra humildade e mais humildade.. mais uma vez parabens pelo belo trabalho sem falar no video e uma magnífico.

  11. leonardo alves moreira disse:

    EU,AGRADESO POR COMPARTILHAR ESSA HISTORIA MARAVILHOSA
    CONOSCO MUITO OBRIGADO!!!!! DE UM GRANDE AMANTE DE KUNG FU.

    LEONARDO..

  12. leonardorr disse:

    DE FATO ELI É O MELHOR LUTADOR DO MUNDO Q EXISTIU (PELO MENOS PRA MIM) GOSTARIA DE APRENDER WING CHUN MAS AONDE EU MORO NUM TEM ENTÃO PASCIENCIA NÉ :( KKK FLWSS

  13. Cara, eu assisti o ‘GRANDE MESTRE’ q fala sobre a história dele, queria mto conhecê-lo pessoalmente.<3

  14. Sonia Jobim disse:

    Sou professora e admiradora de Bruce Lee e do seriado Kung Fu. Além disso quando posso estudo Taoísmo. Fiquei emocinada com o filme sobre Ypn Man. Passou integridade, verdade, lealdade, determinação e tantos outros valores bons… Gostei demais do ator que o interpretou. Maravilhoso. Vendo sua imagem verdadeira e sua história real, me encantei mais ainda. São pessoas assim que nos inspiram. Abs.

    • Juarez B. disse:

      Pratiquei kung-fú tradicional por muitos anos, mas sempre percebi a falta desses valores transmitidos nos filmes de Yip Man, os quais já observava nos filmes da série “Kung-Fú” com David Caradine.
      Felizmente, ainda existe um sistema que preserva as origens e tradições da verdadeira arte marcial: o Wing Chum.(verdadeiro e sem conotações financeiras).
      Parabéns por essa publicação.

  15. felipe disse:

    seria verdade akelas cenas em q ele bate em 10 soldados japoneses ao mesmo tempo……??????? e a outra em q ele acaba com o general rapidamente?????

  16. Antonio Carvalho disse:

    PARABENS PELA MATÉRIA, muito bom mesmo

  17. João batista disse:

    Sou praticante de taekwondo há 23 anos possuindo hoje a graduação de faixa preta 5º dan, há muito tempo havia deixado de ver filmes de luta pois os mesmos se tornaram uma aberração do que realmente são as artes marciais mas hj depois de assitir o primeiro e o segundo filme sobre a vida do mestre yp sinto me emociando de verdade em ver o quanto é importante para indentidade de um povo manter as suas tradições através de tais artes marciais. saudações a todos os artistas marciais e a memória do grande mestre yp.

  18. Robertson disse:

    Parabéns pelo post aproveitei e te adcionei no orkut sou fabricante de Mudjong podemos trocar links se quiser

  19. flavio disse:

    wing chun a arte da guerra um dos estilos mais praticado no mundo,desenvouvido por uma monja chamada nig muy.entreseus discipulos esta o famoso grande mestre ip man que por ele mudou o mundo das artes marciais ! se vc deseja aprender uma luta aprenda wing chun ! este estilo vc nunca vai se arrepender este e´o verdadeiro estilo de defesa e ataque ao mesmo tempo vc nao ira se arrepender.eu sou um praticante desse estraordinari estilo meu nome e´flavio jose pereira da silva sou professor de wing chun.entereçados ligar para 62217173.estou em sao paulo.

  20. Anailton disse:

    Eu também gostei muito da Art de Ip Man, Pra mim na art marcial o melhor era Jet Le, na verdade tem muito melhor por traz.
    E o cara que contracenou com Mestre Ip Man , ele é muito bom.
    Também fiquei fam dele

  21. Ademar Rodrigues disse:

    Sou um apreciador do estilo de IP MAN, e sempre gostei de arte marcial.
    Alguem poderia me informar onde encontro uma academia com esse estilo, moro em São Paulo ?

    grato.

  22. dario lima disse:

    parabens pelo trabalho da obra em nos manter bem informados com uma biografia tão bem descrita. aos praticantes de wing chum kuen um abraço.

  23. fernando disse:

    queria ver o video dele; mais já é tarde. eu só não entendo porque removerão o video se foi o ultimo dele.

  24. DANILO disse:

    ESSE CARA É UMA LENDA…..
    SEM DUVIDA O MELHOR ….

    GOSTEI MUITO…

  25. leonardo disse:

    Nada melhor do que ver que existem pessoas capazes de admirar um grande Homem, parabéns pelo trabalho apresentado. Espero que nunca esta grande lenda das artes marciais seja esquecida.

    Parabéns a todos que admiram e um dia iram admirar o Wing Chun Ip Man
    E parabéns é claro a Ip Man que nos deu a oportunidade de conhecer e admirar seu trabalho.

    Obrigado Mestre!!!!!!!

  26. parabens pelo tópico…
    o visitarei mais vezes!

  27. marcio silva lima disse:

    certamente ouve tantos e tantos mestres como Yip Man seu disipulo uma lenda como seu mestre foi!!!

  28. joseph disse:

    sou adimirador da arte do wing chun , preciso saber , quem fabrica ou monta mudjong , favor me mande email ou add no msn por favor joseph8889@hotmail.com

  29. andre silva disse:

    Boa tarde tenho um grande interesse em aprender wing chun mas nao tenho onde treinar e nem sei quem ensina em minha cidade,moro em fortaleza-ce, e gostaria de saber se tem algem que possa me ensinar nesta região,ja pratico karate a 16 anos e gostaria de aprofundar meus treinamentos com outra arte e essa arte de lutar de ypi mam me deixou bastante interesado,aguardo retorno da mensagem e desde já agradeço

  30. marcio disse:

    eu como prativante de artes marciais, fico maravilhado em saber que nem heroi é uma lenda, ñ da forma perfeita como super homen. mas um heroi em superação, genialidade e perseveraça!

  31. Nascimento disse:

    As cenas do 1º e 2º filmes realmente existiram? ou so foi estorinha pra vender filme?
    Não conhecia nada sobre Yip Man, agora sou um grande admirador deste grande senhor!

    Mas realmente queria saber se tudo que tem no filmes foi verdade, sobre a luta dele contra o “Tornado” do 2º filme… realmente existiu?

    OBRIGADO!

  32. Rogério disse:

    Eu não canso de assistir aos seus filme.

  33. Carlos Castro disse:

    Filmes são uma maneira ficticia, artistica, de contar fatos da vida real. Pesquisei para saber se houve ou não a luta entre Yip man e o boxeador ingles, mas depois de tudo que li e vi sobre ele, pouco importa. Me emocionei vendo o filme, bem como lendo sua história biográfica. Fui fã de Bruce Lee na minha adolescencia, e na minha maturidade, O Grande Mestre integra minha seleta lista de admiração.

    Abraços,

    Carlos Castro – Joinville (SC).

    • Cristiano disse:

      Olá amigo tentei pesquizar em sites sobre essa luta entre Ip Man e Boxeador Ingles o Furacão e não encontrei nada.
      Se vc tiver alguma informaçao concreta desta luta se ela houve mesmo , me informa .
      Um abraço.
      Cristiano- Ijuí- RS

  34. robertson lee disse:

    como praticante de artes marciais(capoeira,karatê,krav magá) de todas essas a que me emcontrei por assim dizer foi o kung fu !!!pratico a quase 10 anos e sempre estou a aprender.fiquei muito emocionado com os dois filmes do mestre Ip man que vi.é relmente uma lição de vida para todos que praticam artes marciais,independente de estilos ou artes.muito obrigado mestre Ip!!!!!!

    • Olá Amigo gostaria apenas de saber se seu nome é Robertson pois o meu é Robertson sou Fabricante de Boneco de Madeira MUDJONG visite meu site e me add no msn para conversar sobre arte marcial e filmes

  35. ANDERSON SHINNOBY disse:

    Faz uns dez minutos que acabei de assistir, e realmente fiquei impressionado com a destreza desse Homem que foi o mestre Yip Man, e que veio também ser o predecessor de Bruce Lee, me emoncionei com o filme…Se Bruce Lee já virou uma lenda, imagine o homem que foi o mestre dele!!!
    Belo trabalho pelo o artigo apresentado.

    Abraços,

    Anderson Shinnoby – Ilheus (BA).

  36. mariana soares da rosa dos santos disse:

    Eu acho o kung fu fascinante queria aprender mais ainda não aparecem oportunidades eu adorei os videos escrevam para mim!…….

  37. Jéssica disse:

    Sou praticante de arte marcial coreana, e admiro muito as filosofias orientais. Essa história é muito interessante, principalmente pelos princípios das artes marciais orientais que possuem maravilhosos fundamentos. O Ip Man foi um grande homem, e a peça principal do Wing Chun. Assisti os dois filmes, penas que elas não contam exatamente a ocorrência real dos fatos, mas mesmo assim é muito emocionante, vale a pena assistir.

  38. cleberson gomes disse:

    A verdadeira arte marcial,podemos dizer que foi a vida desta lenda ipman.
    vida de simplissidade, honestidade e sabedoria .

  39. Ailton Pereira Bueno disse:

    Fui praticantes de Kung Fu durante muitos anos, e mestres como o Yip Man nos incentivam a melhorar cada vez mais, não só pela técnica apresentada, mas pela lição de vida ensinada.

  40. DS disse:

    realmente a historia contada nos dois filmes de Ip Man é fantastica, sao filmes obrigatorios de se ver

  41. DS disse:

    realmente a historia contada nos dois filmes de Ip Man é fantastica, sao filmes obrigatorios de se ver, so mesmo ele para ser o mestre de bruce lee como mostra no final do segundo filme

  42. Emerson disse:

    tbém tenho duvidas se no filme foi adaptado muitas lutas ,ou fatos para o filme ganhar mais intensidade..mas mesmo assim os dois filmes foram espetaculares..e admiro este grande homem e mestre do kung fu que é exemplo de vida para todos…
    é realmente o maximo..

  43. davi disse:

    muito bom, lee!!!

  44. Marcos disse:

    Sem dúvida a melhor biografia do Grão-Mestre Ip Man que já li.
    Muito completa. Parabéns a quem fez a pesquisa!

  45. Maria Estela disse:

    Eu, simplesmente fiquei fascinada com a estória de vida deste artista marcial Yip Man! gostaria muito de saber mais sobre sua trajetória aqui na terra, também gostaria de saber se os seus filhos ainda existem,ainda são vivos, como vivem atualmente etc… Acho que deveriam fazer mais filmes sobre sua vida, pois, a sua estória é muita rica em acontecimentos; além de ser uma lição de vida para todos nós!

  46. joao marcio disse:

    Obrigado pela pesquisa sobre Ip Man, eu também só tomei conhecimento do mesmo através do filme e também fiquei muito interessado em saber mais sobre quem foi Ip Man.

    O filme sobre Ip Man me interessou muito e vou procurar quem ensine Wing Chun onde eu moro.
    Sei que é “só um filme”, mas a figura de ip Man se tornou uma motivação para mim, tanto que agora penso em aprender o Wing Chun e estudá-lo. Se tu souberes de algum livro onde eu possa aprender mais sobre a filosofia do Wing Chun eu te agradeço; estudo filosofia e pretendo escrever algo juntando os ensinamentos do Wing Chun com a filosofia ocidental.
    Desde já agradeço.

  47. angelo rossi disse:

    parabens a todos . muito interessante a historia de yip man
    ………….. abraço a todos que se interessam por wing chun .
    campina grande /pb/.

  48. COMO UM CURIOSO E APAIXONADO PELA CULTURA ORIENTAL ADMIRO MUITO YP MAN E TAMBEM POR UM DOS SEUS DISCIPULOS FEITO UMA LEALDADE LEVANDO A TODOS A CONHECER ESSA GRANDE CULTURA NADA ADIANTARIA YP MAN SEM UM GRANDE ALUNO COMO BRUCE LEE E COMO UM GRANDE OCEANO SE NAO PODE NAVEGAR NAO E SERA CONHECIDO POIS DEUS DEU UM GRANDE ALUNO PARA CONHECER SUA ESSE OCEANO DE SABEDORIA QUE ERA YP MAN

  49. Marcelo Oliveira disse:

    Fantástico !!! Ver um vídeo da lenda Ip Man é algo sem explicação. Ver o homem que ensinou Bruce Lee é, sem sombra de dúvidas, fascinante.

  50. DECIO C. APOLONIO disse:

    VI O FILME E O MESTRE IP SERÁ SEMPRE O MAIOR LUTADOR DE ARTES MARCIAIS DE TODOS OS TEMPO.
    NÃO É A TOA QUE BRUCE LEE É IMORTAL,

  51. Marino disse:

    Olá pessoal para aqueles que desejam adquirir um Boneco de Madeira igual ao de ip man visitem http://www.constantinosports.com.br e conheçam o nosso crescente catalogo de produtos para arte marcial

    Obrigado

  52. gabriel disse:

    pra mim, não há nenhum ser humano que pratica artes marciais,melhor que o mestre
    Yip man.Ele ensinou as essencias do Wing Chun Kung Fu.

  53. gabriel disse:

    passei a admirar mais as artes marias chinesas depois de assistir o filme e de ler sobre a vida dele e foi muito honesto e não usou sua sabedoria para o meu

  54. João Paulo disse:

    Gostaria de saber se as lutas narradas no filme o grande mestre 1 (Yip man vs General Japonês) e no 2 (Yip man vs boxeador inglês) realmente ocorreram?

    O que é real e o que é ficção nos relatos do filme

    grato aguardo resposta

  55. rogerio disse:

    sempre fui fã do mestre Bruce Lee mais nao sabia que Ip Man era seu mestre.Parabén pelo site

  56. fabio disse:

    é um filme muito instrutivo, o homem deve ser lembrado pelos seus grandes atos de heroísmo, e não por ser um político corrupto, bandido.

  57. fabio disse:

    Parabéns, muito boa a biografia.
    grande mestre,acho que para todos nos e um grande exemplo

  58. Jonas Mello disse:

    Realmente, Yip Man foi um homem muito importante nas artes marciais, com seu estilo Wing Chun.
    Agradeço muito pela biografia de Yip Man, e pelo vídeo…

  59. OK ES GRANDE MESTRE IP MAN FOI E SERA SEMPRE LEMBRADO E SOU ADMIRADOR DAS ARTES MARCIAS. FICO COM OS OLHOS CHEIOS DE AGUA QUAZNDO VEJO UMA LUTA COMO DELE PROPRIO E DO BRUCE LEE QUE FOI SEU ALUNBO E LAPIDADO PARA SE TORNAR UM OTIMO ATOR E TAMBEM MESTRE E ONDE FORMOU ALUNOS COMO CHUK NORRIS QUE O BRUCE LANÇOU NO CINEMA, AMS O LEE SO FOI LEE BRUCE PORQUE? PORQUE IP MAN DEU A ELE TODA A ESTRUTURA. ME EMOCINO COM AS ARTES MARCIAIUS E COM AQUELE TOQUE DE RARA BELEZ COM AS MÃOS OS GOLPES LINDO LINDO LINDO. AMNIGOS E DE EMOCIONAR O FILME DE IP MAN E DO BRUXCE LEE QUE TAMBEM E MUITO OTIMO POR COINCIDENCIA ELE MORRE EM DEZEMBRO DE 1972 E SEIS MESES DEPOIS MORRE SEU EX-ALUNO BRUCE LEE EM 21 DE JULHO DE 1973 COINCIDÊNCIA EM. UM ABRAÇO MIGUEL DA PAZ DE FORTALEZA CEARÁ BRASIL

  60. Antonio disse:

    Realmente a história dele é muito bonita, principalmente no filme (hehe), mas a verdadeira também é bonita. Uma pena seu texto estar tão mal escrito…

    • lucasmlc disse:

      Eu posso realmente não escrever bem, mas a minha intenção era dividir a historia dele com outros, que por sinal, em portugues voce dificilmente encontrará outra tão completa

  61. rodrigo vasquez dan lins disse:

    vi seu filme e realmente posso dizer que ele é o melhor melhor do mundo e de toda a historia do kung fu

  62. bryan disse:

    bem sei q vc ja morreu mais vc deveria ser eterno
    gostaria de ter feito aula com vc mais não tive essa onrra pois então so me resta declaran
    descanse em paz
    mestre ip man.

  63. Marcelo disse:

    Excelente pesquisa que você realizou. Fiz o mesmo ao ver a seqüência do filme “O Grande Mestre 2″ achei estranho aquele boxeador enfrentando o Mestre Yip em uma “luta” com ampla divulgação em Hong Kong, e não ter nenhum registro desse evento histórico… Todo filme que se diz “baseado em um fato real” já diz.. “baseado” o que leva a ter en tese uma boa parte de veracidade nos fatos… Mas como disse no início, ao ler seu artigo sobre biografia do Mestre Yip neste Blog, achei excelente.. belo trabalho… e vou recomenda-lo. Abraços

  64. joao paulo tkd disse:

    sou fã do bruce lee naum e atoa q ele luta tao bem tambem gostaria de um mestre desse

  65. Ricardo disse:

    Olha..bom trabalho. No entanto, como se trata de uma Biografia, você poderia ter colocado, ao final da mesma, as fontes onde você conseguiu tais informações ou ainda citá-las por completo no texto para que assim se dê maior fidelidade ao seu artigo.

  66. joão ferreira disse:

    ip man leung bik bruce lee as maiores lendas do kung fuu esses sim são os melhores mestres porem todos tiveram um mestre , ip man aprendeu com seu mestre , e aprendeu muito com leung bik filho de leung jam e esses mestres (com excessão de leung jam) alteraram seu estilo de luta como se vê os estilos tem de ser alterados de acordo com a pessoa para se obter mais flecibilidade antes de leung bik o wing chum não usava chutes altos ou cotovelos baixos mas depois que leung bik fez estas alterações e as ensinou a ip man o wing chum se tornou melhor que antes e hoje obtemos a arte que pratico o shaolim norte. por joão ferreira.

  67. Cislei Rios disse:

    Pena que não estou mais na idade de aprender,Wing-chun.

  68. André disse:

    facinante, a história de um homem que manteve seus ideais mesmo com as dificuldades da vida ,não se deixou abater, e sua arte macial, muito boa, criador de um estilo como nenhun outro, o kung fu é uma arte marcial fascinante, a melhor pra mim, queria poder ter condições, de conhecer a China, e os lugares da história onde esse grande homem viveu….

    ”YIP MAN FASCINANTE”….

  69. junior disse:

    me espiro nessa lenda que um dia ja esistiu ..
    con sertesa não vou ser tão bom como ele mas seu encinamentos vou levar pra sempre ..
    vou praticar o wing chu kuen até cuando ficar bem velho …..

  70. Dk disse:

    IP man um verdadeiro mestre e acima de tudo um homem me inspiro muito nele

  71. giullian_karate disse:

    Nunca tinha ouvido falar do mestre Ip man ate ver o filme. Fiquei fascinado pelo seu estilo. Pesquisei pela net e realmente é o documentario mais completo que achei.
    Parabens Lucas!

  72. samuel disse:

    parabenlizo pelo trabalho realizado, tenho buscado textos sobre o grande mestre Yp Man e concerteza o seu trbalho foi bem mais completo de todos o que já li, ficaria muito agradecido se sempre que tiver um trablho assim pudesse me fornecer para o meu enriquecimento cultural

  73. BRUCE LEE disse:

    QUE TODOS POSSA TER MEU GRANDE MESTRE NA MEMORIA!

  74. Muito bom o artigo, eu queria saber mais sobre aquele lutador de boxe no filme Yip man 2, se realmente existiu e que ele tinha um irmão espião japones e tambem sobre essa pessoa que morreu quando ele tinh 16 anos.

    Essas informções são muito dificeis de serem encontradas

  75. davi freitas disse:

    pessoal pra quem mora em uma cidade que não tem acesso a wing chun como eu vai a dica no youtube a um homem chamado mestre wong e ensinando techinicas de wing chun tem partilhado seu conhecimento com grande generosidade deem uma conferida pra mim tá valendo digite no youtube wing chun lesson 1 são 60 lições no nivel 1 e a muito mais abraço a todos parabens pela biografia saudações à memoria do mestre ip man.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s